Edicões Gambiarra Profana/Folha Cultural Pataxó




"Minha Poesia não usa vestes para se camuflar, é livre e nua" (Arnoldo Pimentel)

"Censurar ninguém se atreverá, meu canto já nasceu livre" (Sérgio Salles-Oigers)

"Gambiarra Profana, poesia sem propriedade privada, livre como a vida, leve como pedra em passeata" (Fabiano Soares da Silva)

"Se eu matar todos os meus demônios, os anjos podem morrer também" (Tenneessee Williams)

domingo, 1 de agosto de 2010

BRISA LEVE



BRISA LEVE
(Ao meu amigo e irmão de coração Cláudio -Músico, compositor e poeta)

Numa manhã Y caminhava pela praia pensando na vida, olhando o mar, que estava calmo, sentindo a brisa tocar de leve seu rosto. Era uma praia quase deserta, tranqüila no interior e ao longe a paisagem era pintada por barcos que enfeitavam o mar e seus olhos.
Depois de caminhar por algum tempo Y encontrou W, seu melhor e inseparável amigo, se conheciam tanto que podiam sentir quando um estava triste ou alegre. Todos os dias se encontravam na praia, caminhavam juntos e sentavam num quiosque e ficavam horas conversando, não viam o tempo passar, não importava se tinham assunto, se não tivessem, inventavam, em outros dias, mas eram poucos, não se viam ou conversavam pouco, mas estavam sempre por ali, na praia que tanto amavam e onde se sentiam bem.
Nessa manhã enquanto conversavam no quiosque à beira mar Y sentiu que W estava triste e perguntou ao amigo:
- Por que está triste?
W responde:
-Já se passam dias ou mais de mês que você não visita minha casa
Y ficou olhando o vazio sem saber o que falar, o interessante é que W quase todos os dias visitava a casa de Y, mesmo que fosse por minutos, para tomar um café ou desejar um bom dia ou boa noite. Depois de um breve momento Y disse:
- Talvez seja porque nos encontramos todos os dias na praia
W baixou os olhos e ficou quieto por um momento, Y sentiu que W se entristecera, mas não disse nada, ficou em silêncio que era quebrado pelo barulho das ondas e o som das gaivotas. Na verdade Y não percebera naquela hora que, às vezes fazemos falta a quem nos ama. Levantaram-se, despediram-se e seguiram seus caminhos para as ocupações do dia.
À noite quando estava só Y ficou refletindo sobre o que seu amigo W disse e viu que é muito importante visitar um amigo em sua casa, pois ali é nosso coração, nosso interior, nossa casa é nosso mundo, é onde queremos compartilhar nossa vida com quem amamos, é ali que W se sente feliz em poder ver no retrato que fica na memória que viveu um pouco de si com amigos que ama. Então Y viu que não basta visitar a casa de um amigo uma só vez, porque cada momento é um pedaço da vida, que é feita de infinitos momentos e assim ele percebeu que é importante para W sentir sua presença nesses momentos.
No outro dia pela manhã, na beira da praia se encontraram como sempre, caminharam juntos pela areia sentindo todo encanto da paisagem, sentaram-se no mesmo quiosque e começaram a conversar e num momento Y disse:
- Hoje à noite irei jantar em sua casa, vamos ouvir música e conversar.
Y sentiu a felicidade nos olhos de W e falou:
- Sei que por estarmos sempre juntos às vezes esqueço de lhe visitar, mas não esqueço de você, sei que somos amigos e que sou importante pra você e por isso farei o impossível para sempre visitar sua casa.
W abriu um sorriso contagiante e Y sentiu no coração aquele momento de felicidade e por estar ali com aquele amigo que tanto ama. A noite chegou e Y ficou em casa lendo e ouvindo música, depois foi até a janela e ficou a olhar a noite estrelada, esquecendo a promessa que fez e nem mesmo lembrou do amigo que ficou esperando.
Os dias e os meses se passaram e nada mudou entre eles, mas numa noite Y lembrou-se daquela manhã que fez a promessa de jantar com W, lembrou que se esqueceu e que a manhã seguinte estava chuvosa, mar revolto e céu cinza e triste, mas nada mudou, nem mesmo a amizade, apenas um detalhe lhe chamou a atenção: Nunca mais seu amigo inseparável o convidou para visitar sua casa, que ainda estava lá, perto da praia, numa rua tranqüila e arborizada e que estava sempre com as portas abertas.

Blogs de poetas e companheiros do po-de-poesia, gambiarra profana e folha Pataxó

www.myspace.com/gambiarraprofana
po-de-poesia.blogspot.com
ccdonana.blogspot.com
umcoracaoqueama.blogspot.com
chicletesalgado.blogspot.com
artemundogabriela.blogspot.com
emaranhadorufiniano.blogspot.com
minhaalmaepoesia.blogspot.com
sentimentos-sam.blogspot.com

5 comentários:

  1. que bela historia
    que maravilhosa amizade
    eu gostei demaaais
    uma bela semana
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. A amizade é sempre um porto seguro.
    Quando precisamos de apoio é para um amigo que pedimos.....
    Linda mensagem de amizade que escrevestes.
    Ah! obrigado pelo carinho, por suas visitas e comentários. Fico muito feliz..
    Tenhas uma semana abençoada.....Abraços carinhoso
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,

    um belíssimo conto que tanto diz acerca da amizade. Obrigada por esta partilha maravilhosa e pelas palavras de carinho no Sam, Arnoldo.


    Belo dia poeta. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Nossa cas anão é simplesmente um lar, é na casa que temnos a nossa história..Vi isso em um blog por essas semanas.

    Adorei o texto.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Linda amizade, texto profundo. Parabéns, nunca vi um texto tão bem escrito dessa forma, mas não me refiro a ortografia( que aliás, estava perfeita), me refiro aos sentimentos que transmitem e a reflexão que nos é dada.

    Parabéns mesmo.

    Já estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir