Edicões Gambiarra Profana/Folha Cultural Pataxó




"Minha Poesia não usa vestes para se camuflar, é livre e nua" (Arnoldo Pimentel)

"Censurar ninguém se atreverá, meu canto já nasceu livre" (Sérgio Salles-Oigers)

"Gambiarra Profana, poesia sem propriedade privada, livre como a vida, leve como pedra em passeata" (Fabiano Soares da Silva)

"Se eu matar todos os meus demônios, os anjos podem morrer também" (Tenneessee Williams)

sábado, 15 de maio de 2010

FOGÃO À LENHA



FOGÃO A LENHA

Entrei na sua sala e vi seus quadros reais
Surreais
Criados na sua alma
Com calma
Sem calma

Seus quadros pintados no chão de terra batida
Com cadeiras desfiguradas espalhadas
Um tapete amordaçado
Um canto simples e abençoado

O fogão à lenha aquece o ambiente
E com seu calor dá aquele toque de gente
De gente que gosta de beber caldo de cana
Gente humilde, mas que ama

O feijão preto sai do fogão à lenha fumegante
Ficou ali por horas, sem pressa
Como se estivesse olhando as estrelas
E a lua que um dia será de mel com sua namorada

A noite podemos dormir no quintal
Tendo por teto um céu de estrelas
Para aquecer, no lugar do fogão à lenha
Uma pequena e aconchegante fogueira
E assim poderemos brincar de sonhar
Um sonho simples e feliz
Um sonho recheado pelo sentimento amar

10 comentários:

  1. Que lindo!
    Já tive o prazer de provar comidas feitas assim, em fogão à lenha, é diferente o sabor...
    E dormir com o céu como nosso teto, delicioso mais ainda...
    Bjs
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Apenas um sonho simples em um ambiente aconchegante rodeado de alegria pelo simples fato de estar junto da pessoa amada.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Ah, fogão à lenha, quantas memórias. Hummm, caldo de cana que refresco ótimo! Tudo isso se resume ao que você escreveu: "um sonho simples e feliz", simplesmente tudo! Parabéns, Arnoldo! Beijos graciosos da Graci.

    ResponderExcluir
  4. Ai, que saudade da minha avó...me trouxe muitas lembranças legais este poema, lindo!Abraços

    ResponderExcluir
  5. Um belo poema para uma bela ilustração. E estes versos me fizeram "sonhar acordada". Obrigada, poeta!


    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Arnoldo...
    Que imagem deliciosa, a que salta do teu texto. Pra mim, não há nada no mundo mais deliciosao do que a simplicidade. Um fogão a lenha e seu aconchego de suspiro quentinho ou uma fogueira pra embalar as noites com seu som inconfundível. Deu vontade de ir pra roça agora. Largar tudo e ser feliz.

    Delicioso.

    Obrigada pelo carinho com as minhas letras, viu? Sempre que der (ainda estou sem computador) venho te visitar.

    Uma beijoca

    ResponderExcluir
  7. Oi poeta amigo, amei tua poesia, me dá saudades de épocas passadas! bjs Taís

    ResponderExcluir
  8. O fogo e o fogão estão na nossa memória, desde o princípio, como símbolos do aconchego e do encontro. Gostei! Abração

    ResponderExcluir
  9. Arnoldo, meus parabéns, descobri seus blogs, já até tornei-me seguidora rsrs.
    Muito bonito seu trabalho, poesias lindas, adorei o fogão a lenha, lembrou-me dos tempos de criança da qual tenho saudades.
    Que Deus abençõe seu trabalho, um abraço. Edna

    ResponderExcluir